Educação | 8 minutos de leitura

Estudo de TEI aponta as vantagens da adoção de dispositivos Apple na educação

06 de December de 2023
Escrito por Guilherme Camargo
@guicamargo__

Em janeiro de 2023 foi lançado o estudo Total Economic Impact™ (TEI) encomendado pela Apple à Forrester Consulting para examinar o potencial retorno do investimento (ROI) que as instituições de ensino básico e secundário podem ter com a implementação de dispositivos Apple.

O objetivo deste estudo é fornecer dados para que gestores educacionais possam avaliar o potencial impacto financeiro da utilização de dispositivos Apple nas suas escolas e tomar decisões mais assertivas, e a Sejunta traz, neste artigo, os principais pontos da pesquisa.

O sumário executivo iniciou o documento contextualizando como a rápida adoção de dispositivos e outras tecnologias no início da pandemia de COVID-19 fez com que a educação híbrida permanecesse como o novo “normal”.

Isso quer dizer que as escolas agora precisam de tecnologias que contribuam para um maior envolvimento dos estudantes, que ofereçam flexibilidade a educadores para que possam inovar, que sejam capazes de fortalecer os resultados globais da instituição e que também sejam seguras, robustas, confiáveis, fáceis de implementar e acessíveis do ponto de vista financeiro, entre outras características essenciais.

O sumário segue apontando que o ecossistema de dispositivos Apple para o ensino básico e secundário inclui dispositivos, softwares e serviços que proporcionam aos alunos uma aprendizagem mais criativa e estimulante.

Os entrevistados que adotavam projetos 1:1 com dispositivos de outras marcas produziram resultados mistos, deixando as instituições com flexibilidade instrucional, dispositivos frágeis e não confiáveis, restrições de recursos de TI e desafios de segurança.

Já os principais resultados do investimento num programa de dispositivos Apple 1:1 incluem uma melhor colaboração entre alunos e professores, maior segurança e resistência dos dispositivos, aumento do seu ciclo de vida, maior eficiência operacional do TI e menos ameaças à segurança.

Veja os principais dados destacados no documento sobre o impacto da adoção de dispositivos Apple:

  • Retorno do investimento (ROI): 48%
  • Benefícios PV: $5,1M
  • NPV: $1,7M
  • Valor residual do dispositivo após quatro anos de vida: iPad 20% / MacBook Air 25%
  • Redução da manutenção do dispositivo e gestão de mão de obra: 35%
  • Melhoria da produtividade dos professores: 30 horas por ano

Resumo das métricas financeiras citadas no estudo.

Retorno do investimento (ROI) O retorno (ou lucro) esperado de um projeto em termos percentuais, calculado através da divisão dos benefícios líquidos (benefícios menos custos) pelos custos. Por exemplo, um ROI de 48% indica que por cada $1,00 investido em dispositivos Apple, as instituições analisadas recebem $1,48 de volta em valor.

Valor atual (PV) O valor atual é o valor de uma determinada quantia de dinheiro no futuro. Para custos ou benefícios que se espera que ocorram no futuro, é utilizada uma taxa de desconto (taxa de juro) para calcular o valor desses dólares no futuro. Por exemplo, se uma organização ganhará $1.000 no próximo ano, o valor atual é o valor atual dessa soma.

Valor atual líquido (NPV) O valor presente ou atual de um determinado projeto ou iniciativa, calculado através da conversão de todos os fluxos de caixa (custos e benefícios) em valor atual e, em seguida, subtraindo os custos PV dos benefícios PV. Um NPV de projeto de valor normalmente indica que um investimento deve ser realizado.

Taxa de desconto A taxa de juros utilizada para calcular o valor atual e o valor temporal do dinheiro. Para este modelo, a taxa de desconto é de 10%.

Principais conclusões sobre os benefícios mensuráveis do estudo.

Foram chamados de benefícios mensuráveis aqueles quantificados do valor atual (PV) de quatro anos, ajustados ao risco, para as instituições analisadas:

  • Custos de tecnologia obsoleta evitados totalizam US$3,67 milhões. As instituições analisadas puderam evitar os custos de atualização em relação aos dispositivos antigos devido aos ciclos de vida mais longos dos dispositivos Apple, além de evitar custos adicionais de hardware e substituição ao investir em um programa de dispositivos totalmente Apple 1:1.
  • Os dispositivos iPad e MacBook Air retêm 20% e 25% do seu valor original, respectivamente, no final do seu ciclo de vida de quatro anos. Isto permite às instituições analisadas, por exemplo, revender modelos de iPad usados e reinvestir na aquisição de novos dispositivos ou em outras iniciativas.
  • Maior eficiência operacional de TI, economizando US$999.000. As instituições analisadas tiveram uma eficiência operacional 35% superior para as equipes de TI que gerem os dispositivos Apple devido ao processo de implementação quase imediato, menos pedidos de assistência técnica, menos tempo gasto em reparos e melhoria da estrutura de segurança. Como resultado, as instituições redirecionaram o tempo das equipes a outras tarefas mais estratégicas.

Os custos em PV de quatro anos, ajustados ao risco, para as instituições analisadas incluem:

  • As instituições analisadas investiram $3,46 milhões para implementar os dispositivos Apple. As instituições analisadas tiveram os seguintes investimentos em dispositivos Apple: iPad e MacBook Air, periféricos, software de gestão de dispositivos e treinamento de administração de TI para implementar e gerenciar os dispositivos. A análise financeira concluiu que as instituições tiveram benefícios de 5,14 milhões de dólares ao longo de três anos, em relação ao custo de 3,46 milhões de dólares da implementação, o que corresponde a um valor atual líquido (NPV) de 1,67 milhões de dólares e a um ROI de 48%.

Principais conclusões sobre benefícios adicionais.

Benefícios adicionais ao longo de quatro anos, com valor atual ajustado ao risco (PV), que não estão incluídos no cálculo do ROI, mas que são importantes para os gestores escolares considerarem:

  • Melhoria da produtividade dos professores em 1,5 horas por semana. Ao utilizar os modelos iPad e MacBook Air na sala de aula, os professores das instituições de ensino entrevistadas melhoraram a colaboração no planeamento das aulas, a comunicação com os administradores e o acompanhamento e assistência aos alunos. Com o ecossistema consistente da Apple em todos os dispositivos, os professores trabalhavam à hora que quisessem, o que reduziu o tempo necessário para efetuar tarefas diárias, como classificar, planejar, pesquisar e realizar o acompanhamento dos alunos.
  • Redução da rotatividade de professores em 15%. Com os dispositivos Apple, os profissionais questionados apontaram menor rotatividade de professores em comparação ao uso de dispositivos que não eram da Apple. De acordo com o questionário conduzido junto às instituições, 41% dos respondentes que utilizam dispositivos Apple relataram uma melhoria nas taxas de retenção dos professores desde a implementação dos dispositivos Apple. Em média, os respondentes relataram uma redução de 31% na rotatividade de professores.
  • Aumento das matrículas dos alunos em 2%. Um dos entrevistados informou que houve um aumento de 4% nas matrículas e uma redução de 75% nas taxas de desistência, atribuindo os resultados aos dispositivos Apple do seu estabelecimento.
  • Recuperou 1,9 dias letivos por aluno por ano. Os entrevistados informaram que havia menos dificuldades com os dispositivos Apple nas suas salas de aula em comparação com os dispositivos anteriores, e tanto os alunos como os professores informaram que os dispositivos Apple eram mais intuitivos e fáceis de utilizar para fins educativos. Isto resultou numa maior eficiência e no aproveitamento do tempo acadêmico pelos alunos.

Existem vários cenários em que um cliente pode implementar dispositivos Apple na educação e, mais tarde, perceber utilizações adicionais e oportunidades para criar valor, incluindo:

  • Apresentação, compartilhamento e colaboração simplificadas com a Apple TV.
  • Suporte e treinamento da Apple.

Você pode saber mais sobre o estudo Total Economic Impact™ (TEI) da Forrester Consulting no documento original e, com as informações sobre os benefícios, os custos, a flexibilidade e os fatores de risco sobre o investimento, tomar uma decisão mais fortalecida por meio de dados sólidos.

A Sejunta acredita que a Apple é a tecnologia certa para instituições de ensino que desejam transformar a educação, e por isso busca promover o acesso a informações relevantes para lideranças. Isso inclui uma melhor percepção sobre a economia a médio e longo prazo que envolve a adoção dessa tecnologia, provando que a Apple pode ser o projeto ideal sob o ponto de vista pedagógico, técnico e também financeiro para a instituição de ensino.

Converse com um de nossos especialistas em tecnologias educacionais e Sejunta com a gente!